terça-feira, 27 de setembro de 2016

MARKETING DIGITAL PARA BIBLIOTECAS: Dicas para deixar sua página do Facebook mais atrativa - Parte 2


Oi, tudo bem? Na semana passada começamos uma série de posts sobre Facebook Marketing para Bibliotecas e você pode ver o post número 1 AQUI

Hoje vamos dar dicas de como usar Aplicativos para fazer uma capa para sua página do Facebook ficar mais profissional, como programar os posts para você não ficar escravo da sua página do Facebook e ainda assim publicar de forma consistente e vamos também ensinar a usar um aplicativo para gerenciar sua página do celular ou tablet.

Eu vejo ainda algumas pessoas usando perfil no Facebook ao invés de Página para divulgar uma marca ou empresa ou até biblioteca. Atenção! O Facebook exclui aleatoriamente e de uma hora para outra quando percebe que o perfil não é de uma pessoa, mas sim de uma empresa. Outra coisa, com o perfil, você não tem acesso às estatísticas e recursos que só a Fan Page permite.

Então, se anima a usar página ao invés de perfil? Me conta aí nos comentários.

Sobre as dicas de hoje para o marketing da sua biblioteca no Facebook crescer e aparecer:

1- Troque a capa periodicamente e destaque alguma ação de marketing, evento, ou trend tops, como no caso o Outubro Rosa, que está chegando já já.


Muita gente usa uma foto na capa da Página do Facebook, mas você pode ter  uma capa profissional, com contato, chamada para ação, slogan ou o que você achar importante naquele mês ou semana.
O designer gráfico Henrique Maciel criou essa capa para a Data Coop disseminar o #outubrorosa, campanha de conscientização dos cuidados e prevenção ao câncer de mama. 

Como trata-se de uma cooperativa e tem muitas mulheres na área (bibliotecárias, arquivistas, museólogas), eu escolhi essa foto do Crayon Stock (banco de imagem pago) com mulheres segurando juntas o laço rosa. Esse trabalho de seleção da fotografia para destacar a capa do Facebook é uma curadoria de imagens. O Henrique tratou a imagem (que tem direito de uso, por isso foi baixada de um banco de imagens pago) e trabalhou a dimensão, bem como a marca da empresa e ele faz um trabalho por assinatura, ou seja, por um valor fixo mensal, você tem um kit com artes para seu Facebook, para seu blog e também para usar como post no Facebook, Instagram, WhatsApp e etc.

É muito bom contar com o trabalho de um profissional e podemos ajuda-los, através da Biblio Ideias para cuidarmos das suas redes sociais. Atendemos em todo Brasil via Skype. Em média, um pacote de artes gráficas vai de 100,00-200,00 dependendo do número de artes e você pode contratar por e-mail oi por WhatsApp. 21-98178-9445

Caso você possa contar com um designer gráfico em sua instituição, ele tem ferramentas e recursos, e com bom orientação e curadoria, vai fazer um excelente trabalho.

Outra opção é usar o aplicativo Canva. 

O Canva tem templates e deixa você criar seus próprios modelos para Facebook Posts, Twitter Posts, apresentações e até cartões profissionais, cartazes. É uma mão na roda. Na versão gratuita, você não consegue compartilhar e nem redimensionar os posts que cria. A assinatura mensal é em torno de U$ 12.00 e vale a pena se você tiver facilidade para criar artes gráficas, levando em conta estética, textos etc. 

Fotos profissionais fazem toda diferença. Você pode usar os templates com as fotos do Canvas, ou usar fotos que você tire do celular ou câmera ou comprar ou até baixar de bancos de imagens gratuitos. Isso vai ficar para um outro post!

Veja AQUI e AQUI sites para você criar capas para o Facebook.

2- Programe seus posts para diferentes horários - Assim você ganha fôlego, consistência e aumenta o engajamento do seu público. Além de posts sobre destaques da coleção da sua biblioteca, eventos da sua biblioteca, você pode criar eventos online com convidados, transmissões ao vivo e muito mais. 
Além disso, você pode postar perguntas de acordo com o que estiver acontecendo. Por exemplo, amanhã é dia de Cosme e Damião e independente de credo é uma cultura popular e ainda há crianças correndo atrás de saquinho de doces. Você pode programar um post com uma foto de saquinho de doces, dizendo algo sobre essa tradição ou simplesmente programar...ai se ao invés de livros, as estantes viraressem saquinhos de doces...(só para descontrair)...fazendo uma alusão às crianças que estão correndo atrás de doces...

Como programar seus posts?


Na linha do tempo da sua página, onde você colocaria um post, ao invés de clicar em PUBLICAR, clique a setinha para baixo e mais opções vão aparecer. Escolha PROGRAMAR.


Escolha a data e o horário e clique em PROGRAMAR. Programe posts mais sérios, que "venda" a coleção, os serviços e o atendimento da Biblioteca e posts que comecem uma conversa com seus fãs. Por exemplo, programe uma frase, tipo: "Tem alguém aí" para uma madrugada de sábado e veja as respostas depois. Programar os posts vai te ajudar a ter conteúdo consistente e relevante sempre e a conhecer o horário que seu público gosta de interagir.

3- Como gerenciar sua fan page ou mais de uma, se você tiver?

Algumas pessoas reclamam que não conseguem ver as mensagens, ou marcar as pessoas nas fan pages e acabam usando perfil como empresa. Mas, você consegue fazer muita coisa usando um gerenciador para seu celular. Existe o Aplicativo Páginas ou o Pages para smartphones e tablets e eles permitem que você publique em nome da sua página e  não como você e também mostram as notificações das mensagens, etc. Além disso, mostram relatórios de posts, horário de pico, engajamento, região, gênero, etc, estatísticas, comentários e você consegue gerenciar sua página do Facebook pelo celular ou Smartphone.

Para iOS baixe AQUI
Para Android baixe AQUI
Para Windows Phone, baixe AQUI



O que você mais gostou do post de hoje? Como você lida com a fan page da sua Biblioteca? A página do Facebook da biblioteca é uma forma de estar mais próximo no dia-a-dia dos leitores de sua biblioteca, porque todo mundo hoje vive no Facebook, não é mesmo? Então, a Biblioteca pode sim fazer o Facebook marketing para Bibliotecas, conhecer o usuário, fazer pesquisa, eventos online com professores ou especialistas convidados, divulgar eventos presenciais, e interagir com pessoas do mundo todo, de acordo com os posts, levando em conta o seu marketing estratégico.

Terça que vem vou ensinar a entender a diferença entre alcance e curtidas e falar um pouco sobre engajamento, mostrar como criar um evento online ou presencial a partir da página do Facebook.

Até lá!

Ps: Deixe sua dúvida nos comentários e vamos responder!













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