As dicas assim podem ser implementadas por sua biblioteca. Enxergar a Biblioteca como uma empresa, uma marca, realizar um plano de negócios, o Canvas e definir estratégias para o marketing digital, usar as redes sociais para comunicar projetos, oferecer cursos, vender itens da Boutique da sua biblioteca podem realmente criar uma interação mais real com o leitor e atrair novos leitores.
O marketing de biblioteca passa pelo marketing cultural, que normalmente é trabalhado na literatura formal como ações de captação de recursos para bibliotecas públicas ou municipais.
Mas, além da captação de recursos, a biblioteca pode contar sua história através de um blog, por exemplo, interagir com seus leitores através de eventos online na página da Biblioteca no Facebook, contar sobre os bastidores, novidades no Instagram, ter transmissões ao vivo na página do Facebook, ter snaps no Snapchat com pesquisadores, professores convidados e membros da biblioteca. Pode também ter aulas e palestras, debates, eventos, transmitidos para quem não pode estar presente através do Periscope.
Tudo isso e muito mais é possível hoje em dia e as bibliotecas podem e devem usar as mídias sociais para ampliar seus muros, para que as pessoas pesquisem no Google, mas também tenham prazer de participar de biblioteca, mesmo que apenas pelas redes sociais, interagindo, participando, opinando.
As dicas acima foram tiradas de uma matéria de uma revista para mundo empresarial, mas pode ser realmente adaptado e utilizado por qualquer tipo de biblioteca.
Um canal de comunicação (Página no Facebook, por exemplo) próprio da biblioteca e do Pessoal que capta recursos, voluntários, contrata, pode ajudar muito. Ou até mesmo uma página da biblioteca, caso ela faça parte de uma instituição grande.
Definir e divulgar o código de conduta digital para quem cuidar do conteúdo e interagir nas redes sociais ter ciência do que é permitido e cabe nos diálogos e publicações.
Educar sobre as redes sociais, como elas funcionam para criar a cultura dos leitores, bibliotecários, pesquisadores, diretores, e todos que participam da Biblioteca tenham acesso aos canais de comunicação ou redes sociais.
Tenha "influencers" ou pessoas que são "populares" em suas redes sociais ou gostariam de escrever para escreverem artigos, gerarem conteúdo em vídeo, áudio, etc e divulgar os posts e ações da biblioteca nas redes sociais.
Muitas vezes, dentro do staff da biblioteca há pessoas que influenciam outros na rede por suas opiniões e constante conteúdo relevante. Essas pessoas vão gostar de ter uma coluna, gerar conteúdo e divulgar a biblioteca.
Você pode medir a influência dos seus influenciadores através de aplicativos e direcionar o rumo de posts e canais das redes sociais.
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