segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Curso de Bibliotecas Digitais

A DATA COOP  REALIZARÁ CURSO DE BIBLIOTECAS DIGITAIS/Convênio SESCOOP

BIBLIOTECAS DIGITAIS: repositórios DSPACE, digitalização e preservação digital
Versão 7.       11/2013

CARGA HORáRIA: 20 horas/aula
PERíODO : 25/11/2013 a 28/11/2013
HORÁRIO: 13 às 18 horas
ENDEREÇO: Rua Buenos Aires,  90 – 5º andar- Centro - Rio de Janeiro
INVESTIMENTO: R$1500,00 por pessoa em duas vezes - 50%  na  inscrição e
50% até o dia 05/11/2013
EMPENHOS PARA:
DATA COOP - Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas,Arquivistas e Analistas da Informação Ltda.
CNPJ: 015965552/0001-77
Depósito : Banco Itaú - Ag. 6015 - C/c: 03800-0
Confirmação via Fax 38521117 - ramal 21?
Rua Da Quitanda, 19, sala 401 – Centro - CEP 20011-030 – Rio de Janeiro – RJ
EMPRESAS E PESSOAS FíSICAS PODEM TAMBÉM DEPOSITAR EM:
Datacoop - Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas,
Arquivistas e Analistas da Informação Ltda.
Depósito : Banco Itaú - Ag. 6015 - C/c: 03800-0
Bibliotecas Digitais
Objetivo
Capacitar profissionais de informação a conhecerem as principais tecnologias, metodologias e padrões referentes a bibliotecas digitais, permitindo-lhes planejar, implantar e operar estes serviços.
Desta forma o curso tem um caráter eminentemente prático, centrado em metodologias que visam a operacionalização de bibliotecas digitais, através do estudo de modelos e casos, conhecimento, análise teste e avaliação de padrões de tecnologia da informação aplicáveis às bibliotecas digitais, uso de sistemas de metadados, uso de sistemas de gestão de bibliotecas digitais, especificação da infraestrutura tecnológica necessária a um projeto de biblioteca digital.    
Programa
1.      Introdução
a.      objetivos, programa do curso
b.      conceito de bibliotecas digitais
c.      introdução ao DSPACE
d.      caso de uso de um repositório: descrição e planejamento
2.      Implementação do caso no DSPACE
3.      Usando o DSPACE (oficina)
4.      Tópicos em tecnologia de informação de interesse para BDs
a.      digitalização, especificações de imagens, escaners, planejamento da digitalização
b.      endereçamento eletrônico permanente: DOI, handle system, URIs
c.      preservação digital
d.      Metadados e XML
i.   o quê são, para que servem
ii.  Dublin Core Metadata Element Set
iii. codificação em HTML e em XML
iv. cutros padrões de metadados bibliográficos: METS, MODS, MARC-XML
e.      Interoperabilidade: padrões, protocolos
i.   conceituação,
ii.  OAI PMH
iii. interoperabilidade entre sistemas de gestão de bibliotecas e sistemas de gestão de bibliotecas digitais e repositórios; “linked data” e interoperabilidade entre arquivos, bibliotecas, museus

Instrutores

Dr. Carlos Henrique Marcondes é professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF – Universidade Federal Fluminense, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação convênio UFF/IBICT, do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, do ICICT/FIOCRUZ, onde ministra disciplinas relacionadas com tecnologia da informação aplicada a bibliotecas e arquivos. É mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/DEP-IBICT e pesquisador nível 1D do CNPq. É consultor “ad hoc” da CAPES/MEC e do CNPq. Foi membro do CTC – Comitê Técnico-científico do IBICT. É membro da Câmara Técnica de Documentos Digitais do CONARQ/Arquivo Nacional. É membro do Comitê Editorial de diversos periódicos na área de Ciência da Informação. Tem atuado em diferentes projetos relacionados a tópicos como bibliotecas digitais e documentos eletrônicos, em instituições como IBICT, no projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://www.ibict.br/bdtd/acesso.htm); na FIOCRUZ, no projeto Dicionário Histórico e Biográfico das Ciências Médicas e da Saúde no Brasil (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br); no CNPq, no Programa PROSSIGA – Comunicação e Informação para Pesquisa (http://www.prossiga.br); no projeto de Tese e Dissertações Eletrônicas da UFF; e na BIREME , no projeto interface SciELO/Open Archives (http://www.scielo.br) . Dr. Marcondes é um especialista em bases de dados ISIS e autor de várias publicações, em periódicos nacionais e internacionais, na área de bibliotecas digitais, metadados, publicações eletrônicas. Aqui pode-se acessar seu  Curriculun Vitae no sistema Lattes/CNPq

Dr. Luis Fernando Sayão foi gerente do CIN – Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear e representante brasileiro no INIS – the International Nuclear Information System da AIEA/ONU. É graduado em Física pela UFRJ e mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/DEP-IBICT. É membro da Câmara Técnica de Documentos Digitais do CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos. Foi professor da UNIRIO, nos cursos de biblioteconomia e do mestrado em Ciência da Informação do IBIC/UFRJ-Eco, da pós-graduação da Universidade Santa Úrsula  e da Fiocruz. Foi membro do CTC – Comitê Técnico-científico do IBICT. Participou como consultor em projetos como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://www.ibict.br/bdtd/acesso.htm), do IBICT; no projeto Dicionário Histórico e Biográfico das Ciências Médicas e da Saúde no Brasil (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br), da FIOCRUZ; no Programa PROSSIGA – Comunicação e Informação para Pesquisa (http://www.prossiga.br), do CNPq; no projeto interface SciELO/Open Archives (http://www.scielo.br), para a BIREME. Publicou vários artigos sobre bibliotecas e repositórios digitais e preservação digital e Aqui pode-se acessar seu Curriculun Vitae no sistema Lattes/CNPq. 
Os instrutores são organizadores e autores de capítulos dos livros:
BIBLIOTECAS DIGITAIS: saberes e práticas. Salvador : Ed.UFBA, Brasília : IBICT, 2005.
IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em <http://www.repositorio.ufba.br/repositorio/handle/ufba/473>. Acesso em 21 set. 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário