Em homenagem aos 20 anos da Data Coop, vamos publicar alguns textos comemorativos e contar um pouco da nossa história, como na entrevista com a Fundadora e Presidente, a Querida Iracema Rodrigues.
- Como surgiu a Data Coop?
Entre 1992 e 1994
assisti inúmeras palestras sobre o cooperativismo brasileiro. Este fato
contribuiu para que eu que já possuía um ótimo conhecimento do trabalho
associativo e a experiência de atividades sindicais me motivaram a organizar-se
a DATA COOP.
Como
Vice-Presidente do Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Rio de Janeiro
queria encontrar uma maneira de melhorar a situação econômica da categoria, uma
vez que a mesma não conseguia emprego, nem
aumento de salário, justo e desejado onde trabalhavam. Depois de pensar muito resolvi
criar a primeira Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas e
Analistas da Informação que se tem registro no Brasil, no Rio de Janeiro.
Convoquei os
bibliotecários, documentalistas, arquivistas e analistas da informação através
do Sindicato e iniciamos a criação da DATA COOP, pois cooperativas nada mais
são que organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar
os seus serviços, e dispostas a assumir as responsabilidades como membros, sem
discriminações raciais, sexo, políticas ou religiosas.
A sua gestão é democrática
pelos seus membros, os quais participam ativamente na formulação das suas
políticas e na tomada de decisões. Os membros têm igual direito de voto. Seus
membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e
controlam-no democraticamente. São autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos
membros. Podem firmar acordos com outras organizações, incluindo instituições
públicas.
Promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes
eleitos e profissionais de forma que estes possam contribuir, eficazmente para
o desenvolvimento das suas cooperativas. Servem, de forma eficaz os seus
membros e dão mais forma ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto.
- Qual era a situação econômica e política do país?
O
Brasil sofria sucessivos planos econômicos do governo provocando desempregos,
fechamento de empresas e órgãos do governo dispensando funcionários públicos ou
obrigando que seus funcionários a requerem a aposentadoria.
No
ano de 1995 a situação econômica do Brasil já se encontrava mais estável e o
cooperativismo brasileiro mais atuante, estruturado e me pareceu fundamental
para a economia do País. Tendo como objetivo ser cada vez mais conhecido e
compreendido como um sistema integrado e forte.
- Como foi o início da Cooperativa, principais dificuldades?
O
início da DATA COOP foi um desafio. Sabíamos que teríamos um grande desafio
pela frente tínhamos consciência de nossa responsabilidade.
Com
as expectativas e confiança partimos para o cumprimento de nossa missão,
superando dia após dia os obstáculos com que fomos nos deparando e alcançando
vitórias para a DATA COOP e para o cooperativismo.
As
principais dificuldades foram com os profissionais que ainda não tinham se
conscientizado como dono do negócio. Agiam como empregados junto aos tomadores
de serviços. Aos poucos nossos cooperados têm se empenhado em oferecer o melhor
serviço para os tomadores e vêm contribuindo com a Data Coop para cumprir
plenamente o seu papel junto aos seus clientes.
- Quais são as perspectivas para os próximos anos?
As perspectivas para os próximos anos são:
Trabalho competente de todos os nossos cooperados e
aprimoramento a cada dia em nossas caminhadas, voltadas em atingir os objetivos
principais que incluem a atualização, o apoio ao exercício digno e ético, e a
divulgação da importância da informação em todas nossas áreas de atuação.
Acredito
que, unidos, poderemos realmente construir um cooperativismo mais forte e mais
justo e transforma a DATA COOP em uma grande cooperativa.
Por Iracema Rodrigues
PERFIL DOS
COOPERADOS
A Data Coop possui hoje em seus quadros,
profissionais de nível superior com formação, pós graduação e mestrado nas
áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Conservação, Documentação e
Informação, com experiência em implantação e coordenação de centros de
documentação e informação, arquivos públicos e privados, bibliotecas e museus,
especializados. Entre os profissionais encontram-se especialistas em
desenvolvimento gerencial, disseminação seletiva da informação, construção de
tabelas de temporalidade de documentos (TTD), elaboração de planos de assuntos,
construção de tesauros, normalização e padronização.
Bom Dia
ResponderExcluirTrabalhei na Cooperativa organizando documentos Dívida Ativa da Prefeitura RJ e Centro de Memória da Eletricidade para digitalização entre 1997 e 1999.
Parabéns pela perseverança.
Um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS.
Ivonete Pereira Tavares