terça-feira, 20 de setembro de 2016

MARKETING DIGITAL PARA BIBLIOTECAS: Tenha uma Fan Page e use todo seu potencial para começar! Facebook para Bibliotecas parte 1


                     Olá Bibliotecários e Bibliotecárias de todo Planeta! Voltando com a coluna sobre marketing digital para Bibliotecas, que você confere toda terça-feira aqui no blog da Data Coop.
                       
                     Eu sou Marcelle Rebelo, Bibliotecária à frente da Biblio Ideias, agência virtual de orientação para negócios e criação de conteúdo para internet, branding e loja virtual de produtos criativos. Sou colunista convidada para conversar com você sobre marketing digital para bibliotecas aqui e pode escrever nos comentários, que vou adorar interagir com você!

                          Escrevi AQUI no blog da Data Coop que antes de pensar o seu marketing, você precisa pensar na Biblioteca como uma marca, como uma empresa e ter um plano de negócios, um Canvas. Nós vamos ajudar aos alunos do curso de Marketing Digital para Bibliotecas que estamos lançando com a Data Coop a criar o seu Plano de marketing estratégico e vamos orientar nossos alunos na mentoria. Mas, tem muito conteúdo sobre isso no canal do You Tube da Biblio Ideias e também na internet. Mesmo não sendo voltado para Bibliotecas, você pode usar as técnicas compartilhadas.

                           Como acredito que "planejar" e "fazer" andam juntos, resolvi hoje dividir com vocês, dicas práticas para já atuarem na rede social mais conhecida, mais acessada mundialmente: o Facebook. E vou fazer uma série de posts para te contar técnicas simples para você começar a praticar o marketing digital usando o Facebook. Cada semana vou contar para vocês algumas dicas práticas. Serão 6 semanas falando sobre Facebook para bibliotecas. Aproveite para mandar suas dúvidas nos comentários, que vou responder aqui na coluna, ok? E mande também os exemplos e experiências da sua Fan Page em sua biblioteca, que vamos adorar conhecer e comentar também!

                           Antes de mais nada: Tenha uma página do Facebook, uma página de Fãs, e não um perfil. Mas tem que ser exclusiva da Biblioteca, mesmo que sua biblioteca faça parte de uma empresa. Isso vai facilitar muito as coisas, como dissemos na coluna da semana passada, usando as regras do marketing para empresas.

                           Por que você não deve ter um perfil? Perfil é para pessoas e tem um número máximo de amigos. Você precisa aceitar cada um e não tem as ferramentas de marketing que a página oferece. Não pode medir as metrias (bibliotecário ama metrias, não? rs) e não pode impulsionar anúncios, para ter mais alcance. Além disso, se o Facebook descobrir que você está usando um perfil para divulgar uma marca (ele vai entender a biblioteca como uma empresa, uma marca), ele deleta, de uma hora para outra. 

                        Então, essa dica acima é bem básica e o Facebook é bastante intuitivo. Defina quem vai escrever na Fan Page da sua biblioteca. Você pode ter um ou mais administradores, editores, moderadores, anunciantes e analistas. Cada um com suas atribuições e permissões.

                 Depois disso, é importante definir o que vocês vão postar. Além dos bastidores da biblioteca, curiosidades, eventos, vitrine de livros ou materiais em exposição, leitores presentes na biblioteca, é bacana pensar em datas que tem um grande apelo mundial, regional ou local. Para isso baixe o nosso calendário de conteúdo, AQUI

                       Então prepare conteúdo para postar nas datas de acordo com o calendário e vá testando os horários de mais interação com as pessoas, que nas mídias sociais é chamado de engajamento. Responda sempre aos comentários.

                      Os posts podem ser uma arte feita por um designer gráfico da sua instituição ou por você usando aplicativos que vamos citar na coluna ou usando fotos tiradas com seu celular ou de fotógrafos profissionais também.

                      Escolha uma capa que tenha a ver com algo que esteja acontecendo no momento, ou faça um mosaico de fotos para ilustrar sua capa.

                  Mudar a capa sempre que estiver ocorrendo um evento ou seja algum dia especial, movimenta a sua página!


Aqui é a capa básica da Data Coop, com um mosaico de fotos, feita pelo designer Gráfico Henrique Maciel, nosso parceiro na Biblio Ideias. Consulte nossos pacotes! Atendemos em todo Brasil!

Caso você não possa pagar pelo serviço de um designer gráfico ou não saiba criar capas, use uma excelente foto da sua biblioteca, ou de uma pilha de livros ou detalhe da biblioteca para dar vontade de olhar o conteúdo da página.

Gostou das dicas? Diga se estamos ajudando ao marketing digital da sua biblioteca, centro de documentação, Arquivo, ou Museu, ou Cooperativa.

Semana que vem, vamos dar dicas de como usar aplicativos para fazer a capa com cara profissional e como programar posts para você não ficar escravo da página e ainda assim ter conteúdo periodicamente, testando horários de engajamento do público. Vamos ensinar também a usar um aplicativo para monitorar sua Página do Facebook. Até terça! Me escreve!





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