terça-feira, 2 de agosto de 2016

Marketing Digital para Bibliotecas - O que é conteúdo? (Por Flavia Rebello)


Olá,

Eu sou a Flavia Rebello, criativa na Biblio Ideias, e hoje é a minha vez de falar sobre Marketing Digital para Bibliotecas.
Além de trabalhar diretamente com o tal marketing digital, venho atuando no último ano como instrutora em diversos workshops sobre o assunto, mais especificamente focando em produção de conteúdo, e uma das coisas que mais me chama a atenção é que a maioria das pessoas sabe ao menos o que é conteúdo.
As respostas que ouço quando pergunto as pessoas sobre o que elas imaginam que seja conteúdo é sempre enorme e complexa, pois acreditam que só é conteúdo aquilo que é super elaborado, com detalhes minuciosos e explicações técnicas, quando na verdade, a resposta é muito simples.
Mas afinal, o que é conteúdo?
Conteúdo, segundo a definição dos dicionários é o que está contido em algo, que ocupa algum espaço, portanto, tudo aquilo que geramos em algum lugar é conteúdo. Seja um simples bom dia em uma página ou perfil pessoal em uma rede social, uma foto que tiramos, podendo ser postada ou não, um texto, um vídeo, um desenho.
Tudo é conteúdo!!!
É claro que existem conteúdos mais elaborados, mais complexos, mais ricos, mas isso não desqualifica nenhum outro tipo de conteúdo. O que vai diferir os conteúdos, que observamos por aí é a relevância do conteúdo produzido, e é exatamente isso que vai te diferenciar daqueles que fazem a mesma coisa que você. Por isso, se o seu objetivo é se comunicar, de forma que isso gere engajamento e que agregue algo aos que te procuram, seja relevante.

Bem, essa foi a nossa primeira dica, e você aprendeu que o conteúdo em si não tem nada de complexo, e que é a qualidade dele que vai diferenciar os inúmeros de produtores de conteúdo que existem por aí. Nos vemos em breve, com mais dicas de MKT Digital. Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário