sábado, 13 de agosto de 2016

Dica do Final de Semana - Por Guilma Vidal Viruez

DICAS PROFISSIONAIS

Sou bibliotecária há muitos anos. Por esse motivo acumulei uma série de experiências que acho interessantes com partilhar com os colegas. Lanço aqui, despretensiosamente, na esperança que sejam úteis a alguém.
Aqui vão:

I. De Português

É fundamental não fazer feio ao escrever a língua pátria. Então vamos às dicas sobre as questões que me incomodam mais.

  1. A e Há

Muito fácil de guardar:
A= tempo a decorrer. “Daqui a duas horas estarei saindo”.
Há= tempo decorrido. “ dois mil anos te mandei meu grito”. “Agora pouco”

  1. Crase - que não foi feita para humilhar ninguém.

Detesto ver períodos de tempo com a preposição craseada, ou seja, “de 16 de abril à 05 de maio”. Ora, a crase nada mais é que a fusão do artigo definido feminino a com a preposição a.

A + A = À

Se dia é masculino, não existe artigo definido feminino a, logo, não há fusão. O correto é escrever “de 16 de abril a 05 de maio, ou, do dia 16 de abril ao dia 05 de maio. Simples.
Para não errar:

ü  Na dúvida, não craseiem, aliás, na dúvida, não acentuem. É sempre mais fácil convencer os outros que o teclado estava mal configurado do que explicar o motivo daquele acento fora de propósito.
ü  Se decidir usar a crase, não a utilize antes de palavra masculina, pelo motivo que já expliquei;
ü  Mesmo que a palavra seja feminina, se ela não pedir o artigo definido a ou a preposição a, não há sentido em usá-la. Na dúvida sobre se a palavra admite artigo, transforme a frase, por exemplo, se quer dizer “Dê esse livro a esta menina”, transforme a frase em “A esta menina é bonita”. Está está correto, claro que não, o certo é “Esta menina é bonita”. Então a frase não admite o artigo definido feminino. Faça o mesmo para a preposição, aquele truque de pegar o verbo (por exemplo o verbo dar) e perguntar: quem “dá”, “dá” alguma coisa a alguém, se não couber o a, esqueça a crase;
ü  Ah, mas tem exceções! Claro, que sim, e eles só confirmam a regra. Por exemplo, quando a palavra começa com a letra a, tem crase, porque houve a fusão da letra inicial com a preposição. E quando o a na verdade significa à moda de (sopa à Leão Veloso, ou seja, à moda de Leão Veloso).

Esses são os erros mais usuais. Mas lembre-se, na dúvida, esqueça os acentos.

II.  Catalogação

  1. Numeral em francês

Quando catalogamos obras do século XIX, a maioria editada na França, deparamo-nos com as edições indicadas por extenso em francês. Para muitos parece ser uma tarefa difícil, mas eu tenho um truque para facilitar:
  • Ninguém tem problema até o vinte (um, deux, trois, quatre, cinq, six, sept, huit, neuf, dix, onze, douze, treize, quatorze, quinze, seize, dix-sept, dix-huit, dix-neuf, vingt;
  • Também vai tudo bem até o sessenta, não? (10=dix, 20=vingt, 30=trinte, 40=quarente, 50=cinquenta, 60=soixante).
  • Aí chega o setenta e o povo pira. Mas o que vem a ser setenta? Simplesmente sessenta + dez. É assim que é dito em francês, soixante-dix. E daí é só começar a acrescentar um a dez, ou seja, –, soixante et onze, soixante-douze, soixante-treize, soixante-quatorze ...
  • E esbarramos no oitenta. Mas oitenta o que vem a ser? Simplesmente quatro vezes vinte. Em francês, quatre-vingts. E daí quatre-vingt-um, quatre-vingt-deux, quatre-vingt-trois.
  • Tudo bem, mas o noventa? São quatro vezes vinte + dez, ou seja, quatre-vingt-dix. E começa, quatre-vingt-onze, quatre-vingt-douze, quatre-vingt-treize

As edições vem indicadas com a terminação ème ao final do numeral em extenso.
Viram, fácil, sem stress.

  1. Análise para catalogação de material especial.

A maioria dos bibliotecários faz um bicho de sete cabeças de materiais especiais.
Sem motivo. Embora os diferentes suportes (vídeo VHS, fita cassete, CD-Rom, URL, documento digital, etc. possuam formatos e informações diferentes, a maneira de analisa-los é a mesma do livro.
Tenho um truque também para vocês, o bloco de informações.
Cada bloco dá conta de uma análise que se aplica a qualquer material, respeitando suas especificidades.

Quem – Quem é o responsável pelo conteúdo intelectual do material que estamos analisando. A resposta dá origem aos campos Autor, Colaborador, Entrada Secundária, Entidade.

O que – Como se chama o produto que estamos estudando? A resposta fornece o Tipo de Acervo e o Título.

Onde? Por Quem? Quando? – Em que local foi produzida, por quem, em que data? A resposta nos fornece a Imprenta.

Como? – De que maneira se apresenta a obra? Esse bloco possui três pequenos blocos, que nos dão conta da Descrição Física. O primeiro bloco indica a quantidade e tipo de acervo, o segundo das características próprias, como cor, ilustração, duração, sistema, matéria prima; e o último pequeno bloco da descrição física, dimensões, etc.

Informações Adicionais – Notas sobre o material.

Sobre Quem É? Do Que ou de Que Instituição Trata? A que Período ou Local se refere? Como foi o processo? Dão conta do assunto.

Portanto, para catalogar qualquer tipo de material ou qualquer informação, é preciso atentar para os blocos e buscar respostas no material que temos em mãos. Eu asseguro que o AACR2 e a norma ABNT de Documentação dão todo o apoio para executarmos nossas tarefas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário