sexta-feira, 12 de agosto de 2016

DIY: Revisteiro para sua biblioteca em casa ou institucional

Olá Pessoal, agora toda sexta tem um tutorial ou dicas práticas envolvendo decoração de bibliotecas, escritórios, home offices e afins aqui no Blog da Datacoop.

Eu sou bibliotecária, formada pela UFF. Cursei Mestrado em Ciência da Informação, mas devido a uma loucura na vida profissional, não qualifiquei e não defendi a minha dissertação. Perdi o prazo. Mas, fiz tudo que deveria ter sido feito. Estudei Marketing Digital na Cândido, pós graduação e estou â frente da Biblio Ideias, agência de orientação para negócios e marketing digital e também estudei decoração, pela Criart. Por isso, vou revezar com minha parceira Criativa na Biblio Ideias, a Flavia Rebello essa coluna aqui de DIY (Do it yourself ou Faça você mesmo) e decoração.

Quando estudei Biblioteconomia da UFF, eu me encantei com as aulas de Administração de Bibliotecas e coprei os livros da Professora Alba Maciel, sobre como pensar o layout da sua biblioteca.

Parece algo simples, ter estantes, livros, área de consulta, mas na prática, hoje as bibliotecas abusam da identidade visual e são espaços de socialização, transferência de conhecimento e de geração de conhecimento por membros da comunidade que a frequenta.

Então, além da ergonomia, quantidade de cadeiras e mesas, há que se pensar em outras possibilidades para encantar e fidelizar o leitor.

É um assunto que amo e vou trazer algumas questões aqui na coluna, como estilo, tipo de público, áreas de convívio, áreas de estudo individual, etc.

Confesso que vi uma grande transformação na Biblioteca Pública de Niterói, quando passou a fazer parte do que é conhecido como Bibliotecas Parque. Eu já era apaixonada pelo prédio e pelo acervo na minha adolescência. Eu estudei Biblioteconomia muito por conta da minha relação com essa biblioteca.

E ao voltar lá há alguns anos, já com meu filho e uma ludoteca...uma área para ler jornais, ver filmes...eu realmente me encantei toda. Fui conhecer a Biblioteca Parque da Presidente Vargas, que a Datacoop colaborou na organização do acervo para sua inauguração e babei...é ousada e contemporânea, ainda que em um prédio antigo. Amo ir lá também e a parte infantil é das minhas favoritas, além do convite ao Ócio e contemplação.

Bem, as bibliotecas tem adotado uma decoração mais aconchegante e convidativa e pensando nisso, o tutorial de hoje é para pensar em sustentabilidade. Seja na sua biblioteca ou na sua biblioteca em casa, reaproveitar e dar uma segunda chance ao que seria jogado no lixo é uma atitude sustentável e que vai tirar sua biblioteca do lugar comum, pode acreditar!

Aqui em casa quando Miguel deixou o berço, eu não tive para quem doar e não gosto de vender minhas coisas afetivas...então transformei o berço dele em revisteiros...usando estrado, laterais e todo mundo elogia quando vem aqui em casa. Eu preciso de uma casa biblioteca, com muita informação disponível em todo lugar onde eu esteja.

Veja as fotos:


Essa lateral do berço do Miguel deixa minhas revistas com receitas sempre à mão na minha cozinha, próximo à bancada que usamos para tomar café ou fazer refeições rápidas (reaproveitamos as portas de um armário para fazer a bancada).


A outra lateral do berço, ficou nessa parede azul, atrás da porta do quarto do Miguel e toda noite escolhemos um livro para ler. Como ele está lendo livros mais grossos e não ficam bem dispostos ali, acho que vamos doar alguns e passar a colocar os gibis e as Revistas Recreio, que ele assina. Você vê também a decoração afetiva e bem baratinha...com mãos de amigos e priminhos do Miguel. Cada vez que vinham visitar, deixavam sua marca.

A cabeceira e a parte inferior do berço ganharam esses destinos:

Porta revista no lavabo (sempre encanta quem visita nossa casa ou home office) e no ateliê, deu organização aos tecidos.



Então, o tutorial de hoje é bem simples.

Transforme um berço ou estrutura ripada em revisteiro.

Você pode pintar ou deixar na cor natural, 

Fixar na parede como fizemos na cozinha, ateliê, quarto do Miguel, lavabo.

Ou...deixar solto, como fiz com o estrado aqui no home office da Biblio Ideias onde deixo as revistas que assinamos para referências para escrevermos assuntos diversos sempre à mão. 

O que achou da ideia sustentável para uma decoração criativa com revistas e livros?












Nenhum comentário:

Postar um comentário