quarta-feira, 15 de junho de 2016

CHEIA DE ASSUNTO: Cenas da Biblioteca


Cenas na Biblioteca

Porta do Centro de Documentação. Dois funcionários fumando, final do horário do almoço. Passa um bêbado, na calçada, tropeça, quase cai. Os dois riem, sem querer. O bêbado, furioso, aponta para o prédio e berra: “Isso aí ainda está de pé? E, em palavras de baixíssimo calão profere que ali dentro só tinha homossexuais, mulheres profissionais do sexo e comunistas! ”. O primeiro funcionário olha para o outro e diz: “Ainda bem que eu sou comunista”. O outro responde na hora: ”Desde criancinha”.

Duas leitoras conversam: “Daí ele acordou e tinha um ladrão no quarto. O ladrão mandou ele ficar quieto e continuou a pegar objetos e colocar num saco. Pegou o relógio rolex e ele não se aguentou. O que você vai fazer com esse relógio? Vender. Por quanto? Cem paus. Eu te dou cento e cinquenta. Dá como? Estou te roubando... Eu faço um cheque. Hum, pode ser, eu sei onde tu mora, não vai mandar a polícia, né?. Combinaram, o cheque foi feito, ladrão saiu, rolex ficou. Tudo muito bem até que uma semana depois o ladrão ligou: Doutor, afanei outro rolex, quer comprar?”

Curiosidades

Você sabia?

A poeira doméstica, mesmo se nunca varrida, até mesmo em dez anos, nunca vai passar de dois centímetros. Isso acontece porque os elementos vivos que nela vivem se alimentam continuamente, de forma que nunca a poeira acumulada vai ser mais alta que essa medida. Mas não é desculpa para ser relaxado. Varrer a casa queima calorias.

Os produtos cosméticos e dermatológicos, no exterior, não têm prazo de validade determinado. No Brasil possuem data de vencimento, mas o prazo foi convencionado para atender às normas da Anvisa. Isso acontece porque não há determinação de tempo certo para uma formulação deteriorar-se. A única forma de avaliar se o produto estragou ou está bom é pela observação direta, verificando alteração no odor e na coloração.

Os produtos alimentícios, têm um prazo de validade pré-fixado, baseado em probabilidade de estrago. Essa determinação visa a evitar que o comerciante venda produtos velhos, não quer dizer que o produto estraga mesmo nesse prazo. Quando o produto vence, se não for carne, ele ainda está bom por muito tempo. Sem pânico de jogar fora comida boa.

Pagar mico – Essa expressão disseminou-se nas últimas décadas, em especial no meio dos jovens. Mas poucos sabem de onde surgiu. Vem de um jogo antigo, o Jogo do Mico Preto. Os adversários recebem baralho com figuras de animais que têm que casar, aos pares, ganha quem descartar primeiro. Só que uma das cartas, o mico preto, não tem par e quem recebe a carta tem grande chance de perder o jogo. Dizia-se que a pessoa tinha “pegado o mico preto”

A partir desse jogo, no mercado de capitais disseminou-se a denominação “micar” para o ato de receber uma ação sem valor para o investidor.

 Daí veio o governo Collor e seu famoso confisco. Todo o mundo absolutamente sem dinheiro, cheques tornando-se moeda de troca de mão em mão. Depois de muitas operações, chegava uma hora que o cheque perdia a capacidade de troca e ficava na mão do credor. Ele começou a dizer que tinha “pegado o mico preto”, ou que o cheque tinha “micado”.

Talvez devido ao politicamente correto, logo esqueceram a cor, ninguém mais tinha pegado o mico preto. Passou-se a dizer “pegado o mico” e depois de algum tempo “pegado” virou “pagado”. Por fim, devido ao tamanho do prejuízo, o mico virou ”King Kong”.

Origem do brinde – Há muitos séculos passados, as tribos guerreavam. Havia tempos de acordo de paz. Só que os inimigos não confiavam uns nos outros. Então era costume selar o acordo com sangue ou com vinho. No caso do vinho, usava-se taças de estanho, que acreditava-se que denunciassem a presença de veneno. Por garantia, selavam o acordo batendo uma taça contra a outra, de forma que os conteúdos se misturassem. A saudação “Saúde” significava “Se você me envenenou vai ser envenenado também”. Os adversários, após o brinde, tinham que obrigatoriamente beber um gole antes de depositar a taça, como prova de confiança.

Invenções na guerra e na crise – Fala-se muito de Crise X Oportunidade. É tudo verdade. Em tempos de guerra a sociedade muda consideravelmente e o desenvolvimento tecnológico é muito acelerado. Também acontecem alterações na sociedade e no comportamento. Já que a crise é inevitável, pelo menos consideremos positivos os avanços. Alguns deles, para exemplificar:

a) Avião – houve um salto de tecnologia entre os modelos Demoiselle (1907), cujos planos foram disponibilizados publicamente por Santos Dumont, até chegarmos à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com os aviões bombardeios, que tanta depressão causaram ao inventor brasileiro.

b) Microfilme – Surgiu durante a guerra franco-prussiana (1857).

c) Microondas – Surgiram da observação que alimentos crus, colocados junto aos aparelhos, cozinhavam.

d) MM – Os famosos chocolates redondinhos surgiram da necessidade de alimentar a tropa com ração de chocolate, sem que derretessem e sujassem as fardas. Foram feitas pequenas esferas envoltas em açúcar, que conservavam mais e evitavam o derretimento do alimento. Terminava a guerra, os soldados, já viciados, procuravam pela ração, que passou então a ser comercializada. Outros alimentos que também surgiram na guerra, como o leite condensado e a margarina.

e) Utensílios de cozinha revestidos em teflon – A substância pegajosa, na qual quase nada grudava, foi descoberta durante na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a partir das pesquisas sobre gases para refrigeração.

f) Computador e Internet – Originaram-se da Guerra Fria (1945-1991), o primeiro computador, o Eniac, fazia cálculos para a Artilharia e a Internet surgiu durante a corrida espacial, da paranoia de espionagem EUA e União Soviética, que levaram à criação de redes de computadores que se comunicavam entre si.

g) Telefone celular - Hedy Lamarr, a linda estrela de filmes mudos de Hollywood era um gênio de matemática, criou algoritmos para composições musicais e inventou, junto com o compositor Antheil um sistema de comunicação para o governo dos Estados Unidos, sistema esse que originou a criação dos celulares.

Como vêm, em épocas de escassez, dificuldade, crise, nada melhor que usar a criatividade, invenção. E nessas épocas, também, a mulher pode ter mais oportunidade de se sobressair e mostrar seu potencial.

Frases

“Claro que Fred Astair era ótimo, mas Ginger Rogers fazia tudo o que ele fazia, só que para trás e de salto alto”
Frase do cartoon de Frank and Ernest (1982).

“Inutil concordar comigo, mudei de idéia”
Uma das frases publicada pelo Seleções do Reader´s Digest.


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