segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MARKETING DIGITAL PARA BIBLIOTECAS: Facebook marketing para bibliotecas - Parte 4


Oi, que bom ter você por aqui em nosso post e de olho nas dicas práticas para quem quer usar o Facebook Marketing para Bibliotecas.

O Facebook é gratuito, a página do Facebook, uma excelente opção para usar ferramentas de marketing e recursos incríveis, bastante acessíveis, que vão divulgar produtos e serviços da sua biblioteca, museu, arquivo ou escola.

Essa é a quarta parte do especial com dicas de marketing digital no Facebook para bibliotecas. Se você perdeu os outros posts, clique AQUI para que possa acessar tudo que já rolou aqui no blog sobre o tema.
Para ir direto aos posts sobre Facebook marketing para bibliotecas, clique AQUI.

Hoje vamos falar sobre como criar eventos de sucesso no Facebook.

O Facebook é muito usado para compartilhar fotos, vídeos e textos para debater opiniões, mas existem muito mais ferramentas que podem facilmente ser usadas e  incluir também esse mesmo tipo de conteúdo, entretanto, direcionado a um evento da sua biblioteca, que pode ser presencial ou online.

Os eventos sociais são amplamente divulgados no Facebook através de perfis e as pessoas já se acostumaram a procurar eventos interessantes para lazer, ou interesse. Ha muitos eventos compartilhados e divulgados de forma espontâne e colaborativa, tais como feiras, exposições, shows, festas, lançamentos, etc.

As bibliotecas também podem e devem usar esse recurso.

Você pode criar evento online e interagir com os presentes na sua página, responder a dúvidas, fazer uma trasmissão ao vivo, ou pode fazer um evento presencial e usar o evento criado no Facebook para aquecer o público interessado em seu evento no pré, durante e após  o evento.

Antes de mais nada, vamos aprender como criar um evento na sua Fan Page ou página de fã!

1- Como criar o evento no Facebook:



Antes de mais nada, defina se o evento será presencial (na biblioteca, ou em alguma praça, universidade, instituição) ou online. Cogite parceiros para apresentar alguma história, debate ou dicas sobre algum tema que tenha a ver com o calendário mensal de conteúdo, que você baixa AQUI ou com o calendário da sua instituição.

Na sua página do Facebook, clique em MAIS e depois em CRIAR EVENTO.
Escolha uma foto ou arte gráfica (veja o post arte gráfica AQUI) e coloque na capa do seu evento do Facebook.
Preencha com o máximo de informações que puder, título, data, horário, se tem ingresso pago ou se é gratuito, a faixa etária e inclua co-organizadores, que são pessoas que vão poder publicar, editar, convidar e compartilhar o seu evento.


2) Convide seus amigos!


Uma das coisas mais importantes é divulgar ao máximo. Para isso, todos os dias entre no Facebook e convide o máximo de amigos na sessão marcada na imagem em vermelho. Convide todos que puder e peça aos alunos,  leitores, amigos que convidem os seus amigos, pois quanto mais divulgar, mais pessoas saberão do seu evento. Caso seja um evento presencial e tenha senha ou capacidade máxima, deixe claro nas regras do evento e como é feita a inscrição.

Você pode também compartilhar seu evento ou até mesmo impulsionar, para ter visibilidade e encontrar pessoas que estejam procurando pelo seu evento, que pode ser um bate-papo, um tira-dúvidas ao vivo, ou um evento presencial fechado.

Atente-se às ferramentas de compartilhamento do evento. Você pode compartilhar em grupos, páginas, perfil, linha do tempo ou por mensagem individual também.


Use transmídia, ou seja, divulgue a arte do seu evento no Instagram, mail marketing, blog, site, Whatsapp, tenha um cartaz espalhado por pontos estratégicos e na biblioteca também. A divulgação é a alma do negócio.

Promova o ESQUENTA, ou seja, todo dia coloque uma foto que chame atenção, uma confirmação, uma novidade, foto dos preparativos. Pode ter um sorteio para quem participar e também algum concurso cultural.

3) Durante o evento:

Caso seu evento seja online, o que é muito comum e vem sendo muito usado por arquitetos, decoradores, personal organizers a convite das principais revistas de decoração, simplesmente alimente o evento escrevendo e publicando posts. As pessoas são convidadas a estarem na sua página no dia e hora do evento e fazem perguntas em forma de posts na linha do tempo do evento e o convidado responde ali mesmo, nos comentários das perguntas. Eu mesma já participei de um desses com a famosa personal organizer Michaela Goes, do Santa Ajuda do GNT e fiquei mega feliz quando ela respondeu a minha dúvida de organização de fotos e caixas de papeis, revistas e documentos que acumulo e não consigo organizar (oops). 

Nesse caso, o convidado pode estar onde quiser, desde que conectado ao Facebook e não precisa de câmera, microfone e nem de se deslocar à biblioteca. 

Esse tipo de evento é interessante pela oportunidade de interagir ao vivo com uma autoridade em algum assunto específico. Funciona muito bem para autores convidados, lançamentos de livro, discussão acerca de livros, textos, vídeos, etc. 

Caso sua biblioteca seja universitária, convide os professores na semana de provas ou uma semana antes para tirar dúvidas ao vivo em um evento criado pela biblioteca. Se for uma biblioteca pública, pode ter algo relevante para a comunidade, com algum convidado especial. Você pode também fazer uma transmissão ao vivo (mas isso é para o próximo post). Eventos online ampliam os muros da biblioteca e traz o leitor para dentro da sua biblioteca, mesmo que ele não esteja fisicamente lá!


Exemplo de divulgação circulando em outras mídias (transmídia) além do Facebook. Divulgue no instagram, Na  página, no evento, no mail marketing, em cartazes e dependendo do evento, faça um impulsionamento (vamos falar sobre isso no último post da série Facebook Marketing). A Arquiteta Melina Romano fez um Facebook Live na página da Casa Claudia e divulgou essa arte em suas mídias.




Você também pode divulgar um congresso online ou palestra online, são os webinários, transmitidos ao vivo e que ficam gravados e podem ser acessados gratuitamente ou de forma paga para quem quiser assistir fora do período exibido. Isso é interessante para cursos livres, congressos e seminários. Aqui foi uma captura de tela do webinário sobre a história da  mulher no cooperativismo com Inês di Mare  e alta performance feminina, com Flavia Rebello organizado pela Data Coop em parceria com a Biblio Ideias, que você confere AQUI 
Nós criamos um evento no Facebook para divulgarmos o evento online em  uma outra plataforma.


Durante o evento, é muito importante que você poste fotos, estimule que os participantes postem fotos com hashtags, por exemplo. Nos eventos presenciais, crie plaquinhas, leve acessórios, faça um cenário. Nos eventos online, ofereça uma moldura ou crie uma ação e uma hashtag. Esse tipo de ação permite conhecer seu público e você vai poder seguir todos que postarem selfie em seu evento presencial ou online, olhando as fotos no Instagram com a hashtag do evento. É possível fazer esse tipo de ação para eventos online ou presenciais. Lembre de postar fotos e vídeos do que estiver acontecendo durante o evento presencial ou online no evento do Facebook, que você criou para divulgar seu evento ao vivo, no momento em que ele estiver acontecendo. Caso você não consiga, delegue alguém capacitado para fazer essa cobertura online. Isso fará com que quem estiver no evento sinta-se prestigiado por estar presente e quem não foi vai querer participar do próximo! Nós estamos preparando uma contação de história online com a autora Beatriz Chacon e seu livro, uma História Barriguda e também a história dos livros que ficaram doentes da Arquivista, contadora de histórias e cooperada Vania Alves. Nós criamos o evento no Facebook e estamos na fase da divulgação. Faremos a transmissão ao vivo da história através de uma ferramenta que nos permitirá capturar e-mails de quem inscrever-se para assistir e depois o vídeo fica disponível no You Tube (opcional), o que serve para gerar conteúdo em vídeo para o canal (tópico para outro post sobre marketing digital).

Siga a página da Data Coop para saber sobre o evento especial com hora do conto ao vivo!


4) O seu evento acabou e agora?

É muito importante trabalhar o pós evento, agradecendo a quem participou, postando fotos (vale muito a pena ter fotos profissionais do seu evento presencial), repostar fotos das hashtags postadas por quem prestigiou seu evento, criando empatia com quem participou da divulgação com a ação de hashtags, enviar um e-mail aos participantes e a quem te ajudou a organizar, entregar algum brinde virtual (e-book, vídeo extra se for online e brinde físico para quem foi prestigiar, como um marcador de livro, botton, chocolate, enfim, algo que marque a presença da pessoa). Você pode aproveitar o evento para falar do seu próximo evento, lançamento de produto ou serviço, mantendo uma rede de pessoas interessadas no que você faz. 

Avalie com os participantes o que funcionou, o que precisa melhorar, compartilhe contatos de e-mail com seu convidado para que ele possa se comunicar com o público (isso pode ser feito em uma lista em uma ferramenta de mail marketing, como o Mail Chimp, que vamos abordar aqui no blog).

Tenha o seu calendário de eventos físicos e ou online dentro do seu calendário de marketing estratégico. Olhe o calendário e pense em que datas e com quais parceiros você pode criar eventos interessantes para o público da sua biblioteca. Ah, poste fotos, comentários, vídeos extras no seu evento criado no Facebook, aproveitando o timing e interesse das pessoas acerca do evento.  

E aí? Gostou das dicas? Qual de todas as dicas até agora você gostou mais?

Você já faz eventos online na sua Biblioteca? Você usa a ferramenta de eventos do Facebook? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários!

O próximo post vai ser sobre transmissões ao vivo e lives no Facebook.


Aproveite para assistir a aula que a Flavia Rebello deu no #almoçocomnegócios, evento online e gratuito da Biblio Ideias para aprofundar no assunto. AQUI


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