Parece difícil acreditar que a criatividade possa estar presente algumas profissões. Quando pensamos em carreiras criativas, julgamos logo que isso é um privilégios dos publicitários, artistas, escritores, e de algumas outras poucas profissões, mas a verdade é que é sim possível ser criativo em qualquer profissão, e mais que isso, a criatividade é umas das forças que nos mantém motivados, e nos setores de documentação, como em bibliotecas e arquivos, não seria diferente.
É possível estimular a criatividade em qualquer ambiente de trabalho, desde os processos técnicos, ao atendimento, fazendo assim um ambiente mais leve e construtivo, pois muitas vezes, é preciso de criatividade resolver coisas do cotidiano da melhor forma possível.
Listamos algumas dicas de como ser mais motivado e criativo no trabalho, mas sem dúvida, algumas delas valem para todas as áreas da vida:
- A criatividade independe de dinheiro, pois somos muito mais criativos quando gostamos do que fazemos, do que quando trabalhamos em algo que não gostamos, só pelo dinheiro.
- Usar novas tecnologias utilizam partes diversas do cérebro, o que inspira em qualquer situação. Veja quais aplicativos e tecnologias podem auxiliar no seu trabalho, aprenda a usar e desfrute dos resultados disso.
- Pessoas felizes são mais criativas, então, antes de qualquer coisa, precisamos estar bem com a gente. Isso vale pra tudo, né?
- Desconecte-se um pouco, viva o real, converse com pessoas, olho no olho, conheça gente além do virtual e aproveite o que essa troca tem para oferecer.
- Consuma algo diferente do que está acostumado. Dê novas fontes de informação para o cérebro. Novos autores, novos cantores, novos gêneros de filme… Saia dessa rotina!
Dito tudo isso, vamos praticar? Comece mudando um hábito simples, um caminho, a forma como como começa seu dia, nem que seja o lado que costuma sair da cama, ou a ordem das coisas que faz. Você vai ver que rapidinho, seu cérebro começa a reagir aos novos estímulos.
Tenham um excelente dia de criatividade!
Ser criativo é bacana
ResponderExcluir