quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Dia Nacional do Livro

          Hoje é o Dia Nacional do Livro, e apesar de haver uma data comemorada internacionalmente (dia 23 de abril), o dia de hoje marca a a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Rio de Janeiro, que originou a Biblioteca Nacional, no ano de 1810.
          A história do livro é longa, e começa lá no Antigo Egito. Com o passar do tempo, os livros ganharam importância, se tornaram o meio mais popular de transmissão de informação e conhecimento, além de terem evoluído muito em seu formato.
          No começo, os livros eram rolos de papiro e a história de como ganharam esse nome é tão interessante quanto a sua própria evolução. O papiro é uma planta da família das ciperáceas, e o papiro usado para a escrita era apenas uma das partes da planta homônima. No processo de confecção dos rolos de papiro, e a planta era liberada ou livrada das outras partes, e foi dessa ideia de livrar ou liberar que se originou a palavra “livro”, do latim libri.
          Incrível, não é mesmo? A história é mesmo fascinante, e não tem como não se apaixonar.




quinta-feira, 22 de outubro de 2015

No mês do Halloween, selecionamos alguns títulos do Stephen King para os amantes de terror e suspense

          No mês do Halloween, não poderíamos deixar de falar dos livros de terror/suspense. Na verdade, quando pensamos em livros do gênero, existe um nome que logo vem a cabeça: Stephen king, o gênio literário, que se consagrou por suas histórias curiosas e envolventes, e que teve inúmeras delas adaptadas para o cinema e séries de TV, conquista mais leitores a cada dia, desde os adolescentes até os mais velhos.
          Listamos aqui alguns dos livros de King de maior sucesso:

1) Carrie, A Estranha - 1974
          Primeiro livro de King.Conta a história de Carrie White, filha da cristã fervorosa Margaret White. Carrie foi educada com rigidez, sendo constantemente alertada pela sua mãe sobre a ida ao inferno daqueles que não obedecessem as leis divinas.
          Carrie se fecha em seu próprio mundo por conta de sua mãe e do constante preconceito que sofre na escola – causado pela sua aparência e seu jeito atípico de se comportar.
          A garota descobre que tem poderes de telecinese e passa a associar acontecimentos da sua infância com seus poderes, como uma chuva de pedras sobre sua casa quando tinha apenas oito anos de idade.
          A situação acaba fugindo de seu controle (ou entrando em seu controle, dependendo da forma como você vê) na noite da festa de formatura do colégio. Colegas recalcadas armam uma cilada para Carrie, que se deixa consumir pela raiva e, finalmente, se permite explodir sem se importar com as consequências.

          Edição mais recente no Brasil: Editora Suma de Letras, 2013



2) O Iluminado - 1977 
          Conta a história de Jack Torrance, um escritor alcoólatra que se muda com a família para o hotel Overlook, isolado nas montanhas, durante a temporada de inverno. O menino Danny possui habilidades mentais que permitem que ele veja o passado perturbador do hotel… além de conversar com seu próprio dedo indicador.
          Após ficarem presos no hotel por conta de uma nevasca, Jack passa a ser possuído pelo hotel (isso mesmo), o que faz com que ele tenha bloqueios criativos e fique agressivo. Aos poucos, o hotel vai manifestando sua presença e perturbando a mente de Jack, que acaba ganhando tendências homicidas.

          Edição mais recente no Brasil: Editora Suma de Letras, 2012


3) It, A Coisa - 1986 
          A história se passa em Derry, uma pequena cidade do Maine. Os amigos Stan, Billy, Richie, Mike, Eddie, Ben e Beverly (a única garota no grupo) enfrentam Pennywise pela primeira vez em suas vidas quando crianças. Pennywise é uma criatura sanguinária que se esconde por trás de uma aparência de palhaço e desperta em intervalos de 25 a 30 anos com o objetivo de devorar crianças, consideradas presas mais vulneráveis por seus medos serem mais fáceis de tomar forma.
          Depois de quase 30 anos, os amigos se reencontram para uma nova batalha com “a Coisa”, que é como chamam Pennywise. A batalha é anunciada por Mike, o único que permanece em Derry e que se encontra na obrigação de reunir todos novamente para cumprirem a promessa que foi selada com sangue quase três décadas atrás. Nessa batalha, os amigos acabam tendo que deixar de lado seus medos e os problemas da vida adulta.

          Edição mais recente no Brasil: Editora Suma de Letras, 2014



4) O cemitério - 1986 
          Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade e a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha.
          Num dos primeiros passeios pela região, conhecem um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Mas, para além dos pequenos túmulos, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. 
          A princípio, Louis Creed se diverte com as histórias fantasmagóricas do vizinho Crandall. No entanto, quando o gato de sua filha Eillen morre atropelado e, subitamente, retorna à vida, ele percebe que há coisas que nem mesmo a sua ciência pode explicar. Que mistérios esconde o cemitério dos bichos? Terá o homem o direito de interferir no mundo dos mortos? 
          Em busca das respostas, Louis Creed é levado por uma trama sobrenatural em que o limite entre a vida e a morte é inexistente. E, quando descobre a verdade, percebe que ela é muito pior que seus mais terríveis pesadelos. Pior que a própria morte – e infinitamente mais poderosa.

          Edição mais recente no Brasil: Editora Suma de Letras, 2013



5) Misery: Louca Obsessão - 1987 
          Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. 
          A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery – Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo. 


          Edição mais recente no Brasil: Editora Suma de Letras, 2014



          Boa leitura!

Fotos: Divulgação

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dica de Leitura: Flávia e o Bolo de Chocolate


          Fechando a semana das crianças, trouxemos uma indicação de leitura. 
          A jornalista Miriam Leitão lançou há alguns meses o seu terceiro livro infantil, desta vez abordando um assunto sério, de forma leve, lúdica e encantadora. 
          Entitulado como "Flávia e o Bolo de Chocolate", o livro conta a história de Rita, uma mulher que não conseguia ter filhos, e decidiu adotar uma criança. A criança é a pequena Flávia, que cresceu feliz ao lado da mãe, até que começou a reparar na diferença da cor da pele dela e da mãe.
Com humor e delicadeza, a descoberta dos preconceitos é mostrada para o público infantil em Flávia e o bolo de chocolate, o mais recente livro da jornalista Míriam Leitão, que ganhou edição cuidadosa, em capa dura, pelo selo Rocco Pequenos Leitores. A autora fala de adoção sem utilizar a palavra “adoção” no livro, pelo simples motivo de que filho é filho, sem distinção. E, ao tratar das diferenças de cor entre as pessoas, faz o elogio da diversidade humana brasileira. Com uma estratégia criativa, a mãe vai desmontar o desconforto da filha com o fato de serem diferentes uma da outra. As duas farão um passeio pela sociedade brasileira, que tem vários tons de pele, para que a mãe mostre à filha que não há uma pessoa melhor que a outra. 

          O livro se torna completo com as sensíveis ilustrações de Bruna Assis Brasil, que aliadas ao vocabulário simples utilizado pela, para o entendimento das crianças, enfatiza o carinho e a ternura entre pessoas que podem ter traços diferentes. Vale a leitura!

Foto: Divulgação



Resenha: Editora Rocco