sábado, 27 de setembro de 2014

Impressionante! Ela foi visitar uma exposição e encontrou um postal que seu pai escreveu para ela há mais de 30 anos;

NITERÓI - Imagine reencontrar-se com um ente querido mais de 30 anos depois de ele ter morrido. Foi essa a sensação que a niteroiense Marisa Porto teve ao visitar a mostra “Correspondências”, em cartaz no Centro de Artes UFF até 5 novembro, como parte do projeto Peixe Vivo. Idealizada pela artista Ana Hortides, a exposição reúne fotos e postais antigos adquiridos em feiras pelo Centro do Rio. Para a surpresa de Marisa, um desses postais foi escrito para ela por seu pai, que morreu em 1983.
— Foi algo inacreditável. Eu me emocionei muito e comecei a chorar copiosamente no meio da exposição. Depois, minha mãe viu e também chorou muito — conta Marisa.
O postal é de abril de 1975 e foi enviado de Manaus. Nele, o pai de Marisa, que estava na cidade a trabalho, avisava que demoraria mais uma semana para retornar a Niterói. Ele finaliza com: “Beijos em todos os seus irmãos e um especial para você”.
Ela não tem ideia de como o cartão se perdeu e foi parar numa feira até que a artista o adquirisse, mas diz que isso é o que menos importa.
— O que essa mostra me proporcionou é indescritível. Eu tenho vários postais do meu pai guardado, mas encontrar esse por acaso foi como um reencontro — diz.

 
Não é impressionante quando a conservação, guarda e disseminação promovem esse tipo de emoção?
 
Leiam mais AQUI




sábado, 20 de setembro de 2014

Data Coop restaura, organiza e digitaliza o acervo da Asfoc-SN



 A Cooperativa de Trabalho de Bibliotecários, Documentalistas,
Arquivistas e Analistas da Informação Ltda. (Data Coop) acaba de entregar o numeroso acervo reunido pelo Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN,  antiga Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz) para o projeto “História e Memória da Asfoc”

Para restaurar e organizar as dezenas de milhares de documentos de toda sorte (registros impressos, jornais, informativos, imagens fotográficas, vídeos, entre outros - boa parte deles danificados por uma inundação em 2005, a Data Coop reuniu uma equipe de 14 profissionais: 1 bibliotecário coordenador, 1 conservador, 1 arquivista historiador, 9 técnicos de arquivo e conservação, 2 auxiliares de arquivo e conservação, que fez a higienização, recuperação, identificação, catalogação, preparo para armazenagem e inserção em banco de dados de todo o material. O trabalho foi iniciado em dezembro de 2013 e finalizado em setembro de 2014.

A jornalista Deborah Dumar e o historiador Goshai Daian também foram convidados pela cooperativa a integrar o projeto, realizando 15 entrevistas com atuais e antigos dirigentes, que totalizaram mais de 30 horas de gravação em vídeo e resultaram na produção de uma publicação, onde destacam os principais pontos dos depoimentos sobre a história do sindicato dentro do contexto da instituição.

A iniciativa foi do atual presidente da Asfoc-SN, o bibliotecário Paulo Garrido, que concretizou um sonho antigo dos dirigentes sindicais: recuperar e preservar a memória e história da entidade, desde que deixou de ser uma associação gremista e assistencialista, ligada à Presidência da Fiocruz, através das eleições diretas para o sindicato na gestão de Sergio Arouca, em 1986, até os dias atuais.

Para captação de material, depois do primeiro momento de organização do que dispunha, o sindicato deu início a uma campanha junto aos trabalhadores para reunir os fragmentos dessa história vitoriosa e interessante, e não apenas para os que trabalham na Fiocruz, mas para o público em geral.

A farta documentação e os relatos dos depoentes são marcados também pela recente história do Brasil, o processo de redemocratização, a mobilização pela Reforma Sanitária, a criação do Sistema Único de Saúde e a grande importância da instituição na vida brasileira ao longo das últimas décadas.

 

 

No novo auditório da Asfoc, batizado de Sala Sergio Arouca, é possível fazer uma viagem no tempo. O visitante conhece e reconhece os integrantes das gestões de Pedro Barbosa (1987/1988), Hayne Felipe (1989/1990 e 1991/1992), Ilma Noronha (1993/1994 e 1995/1996), André Malhão (1997/1998), Álvaro Nascimento (1999/2000), Rita Mattos (2001/2002 e 2003/2004), Rogério Lannes Rocha (2005/2006 e 2007/2008), Paulo Cesar Ribeiro (2009/2011) e Paulo Garrido (2012/2014), todos entrevistados pela equipe da Data Coop.

 

Destaca-se ainda, na Sala Sergio Arouca, um belo painel com a imagem do sanitarista, em uma assembleia realizada em maio de 1988 (foto de Andre Telles), que inspirou a concepção da famosa estátua pelo artista plástico Otto Laun Dumovich, exposta em frente ao Castelo da Fiocruz.

 

·         Sobre a Data Coop – Com sede no Centro do Rio de Janeiro, a Cooperativa de Trabalho de Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas e Analistas da Informação Ltda foi criada em 1997 Entre os serviços que oferece à vasta e notável carteira de clientes, estão a organização de bibliotecas virtuais, a reconstituição da memória das empresas, a tradução de manuscritos góticos alemães para o português e o gerenciamento eletrônico de documentos.

·          

·         Terceiriza serviços de gestão, organização da massa documentária, lay-out das instalações, com mão de obra de cooperados especializados e selecionados pelo cliente, a informatização de CDIs (com a utilização da Família Argonauta, Micro CDS/ISIS, versão para Windows 1.5, ou outro software).

·          

·         Realiza ainda a capacitação técnica profissional, através de oficinas, treinamentos, cursos presenciais e pela Internet, assessoria em gestão documentária pública e privada (elaboração de projetos e pesquisas documentárias, índices e bibliografias, normalização de documentos técnico-científicos, editoração de documentos, compilação, atualização e consolidação de atos legais), além do desenvolvimento de terminologia controlada (para o tratamento e recuperação da informação), desinfestação, embalagem e restauração de acervos , Interfaces Web e a conversão retrospectiva de catálogos.

·          

Projetos realizados – Além do projeto “Memória e História da Asfoc” (Fiocruz), a Data Coop participou dos projetos Tesouros Fluminenses (recuperação de coleções raras do século XIX da BPE), Newton Cavalcanti (Prêmio Funarte de incentivo às Artes, com restauração e catálogo da obra do artista), Samurais de Pompéia (imigração japonesa em São Paulo), Catalogação do acervo de livros e DVD da Biblioteca Parque do Estado, entre outros.

 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Curiosidade: Evolução Papel à prova d'água que aceita escrita à lápis

"Bom para mergulhadores, construtores, agricultores, guardas de trânsito ou qualquer pessoa que precise escrever na chuva ou dentro d’água. No site, a compra é separada em quatro grupos: produtos, grupo de usuáriostipo de páginas oferecidas e novos produtos. A variedade é ENORME, tem caderninhos de bolso, folhas avulsas, sketchbooks, kits de caderno & caneta, e os preços partem de $ 1.55."

DAQUI

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dica do fim de semana: Blog, Bons livros para ler

                                                                        AQUI